segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TROLLAGEM DO BEM

Pelo pouco que sei, hoje é o dia da “trollagem do bem. Eu poderia ficar curioso em saber que coisa é essa. Eu poderia sair por aí me informando. Mas não quis. Porque já imagino o que seja. E justamente por isso, resolvi escrever esse post.

Já é sabido, há algum tempo, por quem vive na internet, o que é um troll. O vlogueiro Felipe Neto já fez um post sobre isso e diversas pessoas se vêem, constantemente, “ameaçadas” por essas criaturas. Um troll, de acordo com a maioria das pessoas, é aquele indivíduo que, tendo um blog, um vlog, um pod cast, participa de um fórum e uma infinidade de outros recursos na internet,  e resolve expressar sua opinião.

No entanto, o troll ganhou essa alcunha porque, muitas vezes, é um chato, que só sabe falar mal das pessoas ou perturbá-las com as suas opiniões, não consegue escrever frases longas, não desliga a tecla CAPS LOCK, não conhece a acentuação das palavras nem dividi-las em sílabas.

De repente me surge este “movimento” chamado TROLLAGEM DO BEM. Qual seria a intenção dos caras? Dizer que todo troll, na verdade, é uma pessoa como outra qualquer e é um pouco carente? Ou que, ao invés de ficar azucrinando a cabeça dos outros, vai ficar dizendo coisinhas mimosinhas e carinhosas em vez de ficar atormentando os outros?

Mais do que isso: mesmo os trolls sendo um saco, descubro a cada dia que é quase proibido nos dias atuais, termos uma opinião definida. Veja bem, eu estou dizendo OPINIÃO DEFINIDA, não opinião inflexível. Na Contemporaneidade, é quase um insulto quando as pessoas manifestam suas opiniões com veemência. Todo mundo se sente ofendido quando alguém demonstra que tem uma opinião diversa sobre isto ou aquilo.

Já demonstrei em outro post que podemos e devemos colocar para fora todas as opiniões que possuímos. Devemos produzir todo e qualquer conteúdo que quisermos disponibilizar. A graça da internet está no fato de ela ser tão democrática e heterogênea. Quando alguns teóricos dizem que a internet está perdendo a qualidade porque não há mais referências para abalizar nossas opiniões, eu digo que é exatamente a extinção desses tais “formadores de opinião” que estragam as coisas. Devemos pensar de maneira ampla, ou seja, a todo e qualquer momento construírmos uma idéia sobre alguma coisa e depois a abandonamos ou adicionamos outra idéia porque assim é o mundo: em constante formação e transformação.

Portanto, não existe “trollagem do bem”, existe todo mundo manifestando suas opiniões, mesmo que essas opiniões sejam divergentes das nossas.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.