segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Celebrar é preciso

Como disse no post sobre os Trolls, infelizmente vivemos num mundo que está ficando cinza, sem cor, sem graça e onde as pessoas não conseguem rir mais de si mesmos. Estamos ficando muito carrancudos e quando vemos que está no vídeo abaixo, a primeira reação é jogar pedras nas pessoas que ainda conseguem rir de si mesmas. Observe atentamente o vídeo, não é nada ofensivo, pelo contrário. Repare nas locações:

Como disse, as pessoas não se dão mais o direito de achar aquilo que elas passaram na vida como algo engraçado. Esse vídeo tem recebido severas críticas de várias associações judaicas e pessoas que se sensibilizam com o que os judeus passaram durante a Segunda Guerra Mundial.

Este senhor que, descoordenado e sem ritmo, dança com jovens em Auschwitz e Dachau, nada mais é do que um sobrevivente desses campos de concentração. Ele tem 89 anos e quis, da sua maneira, celebrar com os netos - os jovens que aparecem no vídeo - a continuação da vida. Se ele não tivesse forças para suportar o horror que viveu, jamais veria a vida dos jovens que o acompanhavam.

Ao som de I Will Survive (Eu Sobreviverei), ele dança sobre aquilo que a maioria das pessoas considera como o maior horror que o ser humano já impôs aos seus semelhantes. Por mais que muitos possam se sentir envergonhados e considerar uma falta de respeito, rebato tudo isso relembrando uma frase do Shakespeare que eu repito aos quatro ventos: "Só ri de cicatrizes, quem não as tem".

Até.

P.S.: Esse foi um texto inspirado pela excelente reportagem da Revista Piauí .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.