domingo, 28 de agosto de 2011

THE BEAVER

THE BEAVER
(UM NOVO RECOMEÇO)

Muita gente viu uma postagem que fiz ontem no Facebook, xingando a Jodie Foster e o Mel Gibson. Pois é. Eu nem sei se esse filme já saiu no Brasil. Não sei mesmo. Mas o fato é que The Beaver (em bom português, O Castor) é um filme indispensável para quem gosta de cinema, não gosta de animações infantis, que se pretendem a falar com adultos, (se bem que, com muitos, até fala mesmo!), ou mesmo comédias pastelões e explosões de filmes de ação.

The Beaver é um filme sério. Mas muito irônico. Conta a história de Walter Black (Mel Gibson) que, sofrendo de um alto grau de depressão, não liga mais para a empresa da qual é presidente, para a família e para a própria vida. E, justamente, no momento em que pretende acabar com a própria vida, o imponderável acontece. Com o fantoche de um castor que achou no lixo, não por acaso, enfiado na mão, consegue evitar o pior.

Daí por diante, se um roteirista babaca, ou um diretor menos competente do que a Jodie Foster, assumisse esse filme, muito provavelmente, ele se tornaria uma das várias comédias canastronas do Jim Carrey ou do Steve Carrell. Mas não, daí pra frente, o Castor (Mel Gibson), assume as rédeas da vida de Walter Black e a cena em que ele descreve o que é a loucura e uma vida medíocre, podem entrar para os anais do cinema.

The Beaver é um filme para se ler. Não ter aquelas pessoas que pedem para dar pausa o tempo todo e ficam falando sobre tudo durante o filme, ajuda na percepção e contemplação do filme. Cada cena e cada diálogo é uma pílula de sabedoria sobre a vida contemporânea.

Bom filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.