domingo, 28 de agosto de 2011

A COMPETIÇÃO

Atire a primeira pedra, quem nunca perdeu uma partida de um jogo qualquer na vida. Atire a primeira pedra aquele que nunca ficou arrasado vendo o seu time, da modalidade esportiva que for, perdendo para o grande adversário, ou para aquele adversário mais fraco. Pode me xingar aquele que nunca competiu na vida. Seja no esporte, no mercado de trabalho, na vida amorosa, etc.

Sim, somos humanos, logo, competimos. Se não competimos, deixamos que a natureza particular dos outros nos derrote e fiquemos em segundo plano, ou, morramos. Sim, a morte! Já ouviram falar de um negócio chamado Seleção Natural das Espécies? Há 154 anos atrás, Charles Darwin nos dava a justificativa para entendermos uma série de comportamentos. Já escrevi nesse blog sobre o Darwin. Não preciso continuar.

O que quero falar é sobre, justamente, o fato de se competimos, ou gostamos de competição, isso incomoda um grande número de pessoas. Quando era mais jovem, e isso já faz algum tempo, os moleques da minha galera me chamavam de “fodão”, não porque eu fosse bom em tudo. Diziam isso de maneira pejorativa, como se eu quisesse sempre estar à frente dos outros. Mas, na verdade, o que eu queria era ME superar, ou saber até onde EU e meu corpo, ou mente, poderíamos ir em várias atividades e situações da vida.

As pessoas se conformam com a realidade que lhes é apresentada. Até aí, nada de mais. O que eu não me conformo é quando as pessoas julgam as outras por gostarem de esportes, ou gostarem de uma competição. Você pode participar de um jogo apenas para se divertir, mas se é um jogo, saiba que ali estarão pessoas dispostas a competir e, se possível, ganhar. Portanto, prontas para se esforçarem e darem seu melhor, em busca da vitória. Ainda que seja numa partida de purrinha.

Normalmente, ouço as pessoas dizerem que esse ou aquele esporte são coisas animalescas. E que, esse ou aquele outro é mais polido, ou mais decente. Tudo bem. Todo mundo tem direito a uma opinião. Mas, se é esporte, se é jogo, há competição e esta varia de acordo com a disposição de cada um. Um jogo de futebol não é mais VIOLENTO que uma partida de tênis. Um luta de MMA, não é mais animalesca do que um jogo de vôlei. Em todos, há o ingrediente que move nossa sobrevivência: a disputa por alguma coisa. Seja ela um troféu, uma vaga de trabalho, ou um beijo.

Todos precisamos nos expressar em jogos e disputas. Não precisa matar e machucar outrem, como alguns fazem. Mas se não demonstramos, de alguma forma, o porque ainda caminhamos pela terra, não faz sentido tentar convencer os outros de qualquer outra coisa.

Até.

2 comentários:

  1. Inspiradíssimo e realmente, traz uma importante reflexão... Um olhar para dentro... Todos competimos, eu, particularmente, travo lutas diárias com a minha mente e vou vencê-la! Parabéns pela mensagem! Bjs da cucú!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado CuCu!

    Todos temos motivos para competir e os próprios adversários.
    Que bom que você gostou!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.