sábado, 8 de agosto de 2009

A Marula

A Marula (Sclerocarya birrea) (skleros dura, karya noz - referência ao miolo dentro da casca) é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África do Sul e da região da África oriental, caracteriza-se por um tronco único acizentado e uma copa de folhas verdes, podendo atingir cerca de 10 metros de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana. A planta é dióica (possui flores masculinas e flores femininas separadas), perene e sua flores são pequenas, de cor vermelha, emitidas no início da primavera. Por serem dióicas, para que ocorra a frutificação, há necessidade do plantio de plantas femininas e masculinas no mesmo pomar. Os frutos podem ser ovóides ou globosos, e contém polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente, bastante conhecida pelo seu uso no licor da marca Amarula®, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiram a migração do povo Bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios.

Usos
• O núcleo da semente é rico em proteína e gordura, com um sabor de nozes, constitui uma boa fonte de alimentação se consumida diretamente.
• As frutas são comumente comidas frescas ou preparadas em sucos, geléias e licores - sendo entre estes o mais conhecido o da marca Amarula® (alcoólico).
• O óleo de marula feito a partir do núcleo da semente, é usado na África como protetor antioxidante da pele.
• Pode ser usado na fabricação de combustível etanol.
• A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária.
• O chá das folhas da marula podem ser usados no tratamento de má-digestão.
• A fruta da marula é também fonte de alimentação de vários animais na África meridional, por exemplo: elefantes, javalis e macacos.

Amarula é um licor, preparado do creme ou da fruta da marula, da árvore africana maruleira (Sclerocarya birrea), particularmente a árvore também é chamada de elephant tree (árvore do elefante) ou marriage tree (árvore do casamento). A árvore cresce na savana africana (região da África subequatorial) e não é cultivada pelo homem. A Amarula passou a ser comercializada em 1989. A bebida possui um sabor suave semelhante ao caramelo. Pela associação da árvore da marula com elefantes, o fabricante fez do elefante o símbolo da marca comercial e suporta um programa de conservação destes animais, veja[1].

O Amarula no Brasil é uma bebida prestigiada por jovens que em sua maioria têm pouca resistência a bebidas de mais alto teor alcoólico, como o Whisky ou a Cachaça; a Amarula - nascida em 1989 - tem como consumidores pessoas com requintado gosto por bebidas; diz-se que não causa dores de cabeça no dia seguinte ao consumo de grandes quantidades da mesma.

Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Marula

Agora veja o que acontece com o consumo em excesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.