segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E se você soubesse que vai morrer?


Que graça tem em ler um livro cujo final você já sabe na primeira página do primeiro capítulo? eu respondo: TODA!

Escrito em 1981, "Crônica de uma morte anunciada" não é qualquer livro. Ao contrário de "Cem anos de Solidão" onde a saga dos Bundía se arrasta até o final como uma das obras máximas do Realismo fantástico da Literatura Latino Americana, "Crônica" é um livro "rápido", É MUITO DIFÍCIL NÃO CONSEGUIR LÊ-LO EM UM ÚNICO DIA!

Santiago Nasar, o assassinado anunciado, se carrega alguma culpa no cartório, ninguém sabe. Seus assassinos, nunca carregaram culpa pela morte que provocaram. Os habitantes do vilarejo, que sabiam, muito antes de Santigo, de sua morte, nada fizeram. E os poucos que fizeram, nada conseguiram mudar o fim que, desde o início, se sabe qual será.

Eletrizante em sua narrativa, fiel e real na descrição de TODOS os personagens, "Crônica" é capaz de te deixar sem fôlego e atônito com a violência e a realidade dos fatos. Mesmo o narrador, que esteve presente aos fatos, não consegue explicar o que aconteceu, tão pouco julgar cada pessoa envolvida no fim de Santiago Nasar.

Se você comprou, ou pretende comprar, o livro para ler neste feriadão que se aproxima, arranje mais um. Pois este vai passar tão rápido e batido que você vai querer mais, mas já acabou.

Boa leitura!

Abraços,

Bruno Daesse.

P.S.: Saia deste blog agora e vai ler alguma coisa! Nem que seja notícia da semana passada!

Um comentário:

  1. Excelente resenha! O livro é isso mesmo. Estou lendo ele agora, li ontem a noite mais de dois terços e agora a noite o terço final. Muito bom!

    ResponderExcluir

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.