quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CURSO BÁSICO PARA IDIOTAS


Não, meus caros amigos, não quero ofender ninguém. Nem quero dizer que, de repente, me tornei uma alma tão caridosa que vou ensinar às outras pessoas como ser um completo idiota. Mesmo porque, o mundo está repleto deles, e eles já nascem prontos e não precisam de preparação alguma. E é justamente com essa premissa, que quero começar.

Estou com umas poucas semanas de defasagem sobre o assunto, mas nos dias 20 e 27 de julho, duas segundas-feiras, o CQC, esse pequeno frescor de programa na TV brasileira, exibiu no seu quadro CQTeste, respectivamente, Valeska Popozuda e Toni Canaã. Clique nos nomes para ver se eu estou mentindo. Bem, sinceramente, eu não sei definir a ocupação profissional da senhora Valeska:“frentista”? “cantora”? “modelo”? “prostituta”? “exibida”? Sei lá. Fato é que a referida senhora, das cinco questões apresentadas, só conseguiu acertar duas. Pelo amor dos meus filhinhos! Como já diria o querido Silvio Luiz. Não sabia o que o homem de lata queria pedir ao Mágico de Oz. Acho que qualquer pessoa que se preze, que beira os 30 anos, ou tem entre 25 e 30 anos, já deve ter ouvido falar desse filme que marcou uma geração inteira. E ela ainda queria ser Ministra da Educação como canta em uma de suas músicas.

Daí, eu e minha digníssima esposa, pensamos: deveria haver um curso básico de cultura geral. Ou seja, um curso que instruísse bucéfalos e acéfalos, sobre alguns ícones e assuntos da cultura pop para que, pessoas como eu e você, que lê esse Blog, não fique sem fazer uma determinada brincadeira. Como, por exemplo, agir como o Slot. (Ganha uma bananada e uma paçoca quem souber quem é esse).

Agora, já sobre Toni Canaã, seria um exercício de mais do mesmo falar sobre ele. Mas a questão dele é um pouco pior. Além de amargar o último lugar do quadro com -107 de pontuação, o digníssimo piloto de Fórmula Indy, não sabia nenhuma questão que lhe foi apresentada. O sujeito tira onda que mora nos Estados Unidos, sabe quem é a Courtney Love, mas nem sabia que ela já tinha casado. Não sabia onde os jogos olímpicos de 2012 iriam ser realizados. E só acertou porque sopraram para ele. Então... dá um tempo!

Existem pessoas que realmente precisam saber um pouco de tudo. Você pode me perguntar: que diferença isso faz? Eu respondo: TODA! Afinal de contas, na hora de puxar assunto com alguém na fila do banco ou em qualquer fila, você pode variar, ao invés de falar sobre o tempo. Até para não ser chamado de acéfalo ou um ignorante completo.

O que deveria ter nesse curso de cultura geral? Você entender um pouco, pelo menos, das coisas que acontecem no seu país. Valendo prêmio deste Blog: Qual político maranhense, foi eleito senador pelo estado do Amapá? Quem sabe? A resposta vem com uma série de notícias ruins para o nosso país.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.