terça-feira, 20 de outubro de 2009

Banditismo por Necessidade?

Acho que é hora de eu agradecer porque estou vivo. Acho que é hora de eu agradecer por ter tido todas as oportunidades que minha mãe pôde me dar. Acho que é hora de agradecer por sempre gostar de estar dentro da escola. Hora de agradecer por ter tido professores que me ensinaram tanto, que me ensinaram a dar valor à vida. Agradecer aos livros que me deram um grande senso de moral, de ética, de história e tudo o que livros oferecem.


Camaradas que acompanham essa bagaça desse blog, eu sobrevivi ao dia 17 de outubro de 2009. Por mais exagerado que isso possa ser. Quem, em todo mundo, ou mesmo no Brasil, acompanhou as imagens que as diversas redes de televisão exibiram, não sabe o clima de medo que se instaurou no Rio de Janeiro, no último sábado.

Confesso que no domingo, revendo as imagens e escutando os editoriais de vários jornais, chorei. Sim, chorei. Antes que você possa me acusar de qualquer coisa, escute o que eu digo: a violência humana anda passando dos limites e isso me entristece demais. Todo mundo sabe que eu sou professor de história e pode argumentar que já vi coisas piores nos últimos 5000 anos. É verdade. Mas, todo mundo já ouviu falar da morte. Todo mundo sabe que vai morrer algum dia, mas mesmo assim, se desespera quando ela chega; ou para você, ou para alguém que você ama. Da mesma forma, eu sei que o ser humano mata. Mas ainda me entristeço quando ele planeja e executa a morte de outros seres humanos. Seja para continuar vendendo suas drogas, seja para impedir que outras pessoas possam impedir a venda dessas drogas.

Imagine-se acordando ao meio dia de sábado, com sua mulher dizendo que o café já estava pronto, que o amigo que dormiu na sua casa já foi comprar o pão e que bandidos fecharam a rua 24 de maio e a Avenida Marechal Rondon e derrubaram um helicóptero da Polícia Militar. Dá para imaginar? Pior que isso, só se você estivesse dentro da favela e escutando os tiros bem de perto e vendo as pessoas morrerem bem de perto.

Todas as honras aos policiais que, infelizmente, morreram nesse helicóptero. Vivo falando mal da Corporação, mas ninguém merece morrer no exercício da sua profissão, por mais arriscada que ela seja. Honras ao piloto do helicóptero que evitou uma tragédia em pleno ar ou que o helicóptero se espatifasse no chão ou nos prédios que existem perto da área onde ele caiu.

Dessa forma, queremos realmente sediar as olimpíadas!

O que me entristece é ver que as favelas são dominadas por indivíduos que não tiveram as oportunidades que eu tive. Mas os chefes desses indivíduos também fizeram as suas escolhas. E escolher fazer o mal, é falta de caráter, falta de moral, falta de ética, falta de humanidade.

E mais, sem querer entrar num outro campo, que eu nem vou tocar para não criar mais celeumas, se você é usuário de drogas, pense que é o seu dinheiro que financia todo o armamento que esses bandidos e criminosos carregam. A violência do Rio de Janeiro é muito mais que isso: é um tratado sociológico, antropológico, econômico e uma pós graduação na UFF de Segurança Pública. Não se resume a este post.

Oremos para que Deus possa sempre nos proteger!

Um comentário:

  1. Querido,

    concordo em gênero, número e grau. E também agradeço por estarmos vivos, por termos escolhido ficar em casa com nossos queridos amigos, por termos moral e por termos tido oportunidades na vida.


    Agradeço por amar você e por vc ser professor e não policial, nesse momento de nossas vidas em que já vivemos mais do que a nossa cota de tragédias...

    Mas mais do que isso, independente de olipíadas ou olimPIADAS, agradeço a Deus por nossos amigos, cuja portaria foi retratada em muitas dessas fotos, minha irmã, que saiu de casa momentos antes do confronto que derrubou o helicóptero a poucos metros de sua casa, pelo Gabriel estar por aqui, por causa do futebol, enfim, por nossos amados estarem a salvo.

    As oportunidades que tivemos e aproveitamos nos fizeram pessoas que TÊM coisas. A educação formal que tivemos nos proporcionou isso... mas eu não imagino que traficantes sejam analfabetos! Não acredito que pessoas que estudaram em escolas públicas sejam maus-carateres por natureza... EU ESTUDEI EM ESCOLA PÚBLICA!!! E VC TB!!!! Não sei se o que está acontecendo tem a ver com educação formal ou com preguiça....

    A minha empregada é analfabeta e mora pertinho da favela, mas ela e seu marido trabalham para pagar aluguel e nenhum dos dois acha que tem o direito de ocupar indevidamente os terrenos do Estado, nem que o estado é quem tem que lhes proporcionar habitação.

    Caráter e respeito ao ser humano não são questão de oportunidade... são questão de decisão da vontade... e isso dá muito trabalho.

    Te amo! Continue seguro por mim... continue cuidando de vc pra mim... e continue sendo um HOMEM DE CARÁTER.

    Beijos, R.

    ResponderExcluir

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.