sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Favelas, Camarões e o Rio de Janeiro

Sei que o último post também foi sobre um filme. Mas me cocei, e não pude deixar de ver como Distrito 9 é a atual parábola para explicar a situaão do Rio de Janeiro.

O filme estreiou no Brasil na última sexta (16/10), Mas eu já o vi há um bom tempo, desde agosto. Mas, justamente agora, quando se discute ação policial, invasão de favelas e aumento do poder de fogo da criminalidade, o filme é muito importante para o nosso contexto.

Pra começo de história, a assinatura de Peter Jackson, o criador de "Senhor dos Anéis" nos cinemas, já é um bom cartão de visitas. Segundo, mesmo sendo um diretor estreante, Neill Blomkamp, soube muito bem o que fazer com os 30 milhões de dólares que recebeu para fazer a película: filmou em uma verdadeira favela em Joanesburgo, África do Sul, contratou atores locais e desconhecidos e o resto gastou em efeitos especiais.

O que fica é uma impressionante história, com ritmo e jeito de documentário, sobre uma nave alienígena, que parou sobre os céus de Joanesburgo há 20 anos atrás, trazendo um problema enorme e inédito para a Terra. Solução: criar um espaço só para os aliens, ou "camarões" como são chamados no filme.

Quando a remoção desses "camarões" para uma outra área envolve Wikus van Werme, um simples funcionário de gabinete nas empresas no sogro, a temida WNU, as coisas mudam de figura e os alienígenas criados pela equipe de Peter Jackson, passam mais emotividade do que se imagina.

Portanto, em tempos onde favelas e invasões delas são o assunto do momento, corra para o cinema para ver Distrito 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.