quinta-feira, 30 de abril de 2009

Memória para quê?

Na categoria de Historiador, ainda consigo ficar surpreso em ver como as coisas se repetem e as pessoas nunca conseguem, mesmo, olhar para os erros do passado, aprender alguma coisa com eles e tentar consertar o resto do presente.

Lendo sobre os recentes escândalos que cercam o Congresso Nacional, é possível ver que é quase uma verdade incontestável: o brasileiro tem mesmo uma memória muito curta. Infelizmente, quando falo brasileiro, me incluo nesse todo, porque sou brasileiro, mas não com a memória curta.

Para citar um exemplo muito simples ou muito recente, as pessoas se esqueceram do que um dia ficou conhecido como “Escândalo do Mensalão”. Uma bananada e uma paçoca para quem lembrar como funcionava o esquema.

Dito isso, acredito que as pessoas deveriam, no mínimo, averiguar se seus representantes, aqueles em quem votamos, estavam envolvidos no processo. E deste feita, tentar barrar que os mesmos canalhas envolvidos, voltassem para legislar. Mas não foi o que aconteceu.

Parece que no Brasil as pessoas pensam com o estômago, ou o bolso. De uma forma ou de outra, ignora-se, escancaradamente, a realidade, os fatos e as circunstâncias. Como vivemos num lugar onde uma boa parte da população vive abaixo da linha da pobreza, qualquer miserável que lhe dê uma nota de cinqüenta Reais, ou lhe garanta alguma coisa para não morrer de fome naquela semana, torna-se, obviamente, um salvador. Isso sem falar na tal da “Bolsa” que o Governo Federal distribui.

Afortunadamente, eu não tenho essa necessidade e tenho privilégio de ter em casa, assinatura de jornal e revistas que me informam o que rola de podre no reino da Dinamarca. E justamente por isso, me sinto, sempre, na obrigação de informar, da forma como sei fazer, quem não tem a mesma oportunidade que eu, ou o mesmo conhecimento das coisas.

No entanto, como eu sempre digo, a ignorância e a burrice, serão as coisas que sobrarão nesse mundo no caso de qualquer hecatombe acontecer. Basta ler Ensaio sobre a Cegueira do glorioso José Saramago, para entender um pouco. bastou as pessoas perderem sua visão e não conseguirem encontrar uma saída para seu problema e muitos retornaram aos tempos primitivos de bestialidade.

Por essa e por tantas outras, precisamos mesmo constituir uma rede social que realmente preste para alguma coisa. Não falo nem de Orkut, nem de Twitter. Essas coisas servem apenas para proliferar as inutilidades que antes a gente guardava para si e não tinha coragem de confessar. Ou então para falar diretamente com as pessoas.

O que eu quero é que, pelo menos as pessoas razoáveis, tenham a inteligência de compartilhar informações que possam ajudar a mudar, mesmo que minimamente, alguma coisa. Divulgar notícias de deputados ou vereadores ou qualquer aproveitador com a alcunha de político, que possa estar prejudicando a população. Se isso não for possível, pelo menos fiscalize o que seu representante – seja na Câmara Municipal, na Federal ou no Senado – está fazendo. Como? www.camara.gov.br . Isso para os deputados federais, que estão longe de qualquer controle para quem mora longe de Brasília. No caso de vereadores, o Google existe para muito mais coisas do que você imagina. Com um detalhe: seu buscador possui um dispositivo que filtra os sites que você procura e quando você coloca um assunto que ele já percebeu que é recorrente nas suas buscas, ele lista primeiros os sites de maior relevância. Então, tá na hora de você mudar, até mesmo a sua forma de fazer pesquisa na Internet.

Bem, só consigo vir até aqui, senão encho demais!

Até a próxima,

Bruno Daesse.

2 comentários:

  1. Lindo,obrigada por me explicar como funciona o Google. Essa eu não sabia mesmo!

    Quanto ao mensalão, cadê minha bananada e minha paçoca? Eu me lembro muito bem e não votei em nenhum dos envolvidos.

    Mas também me sinto tão indignada quanto você com a palhaçada que foram as últimas eleições - e com a popularidade do atual governo, o mesmo envolvido no escândalo.

    Como vc disse, graças a Deus que a gente não passa fome, mas sinto-me impotente para mudar algo nesse cenário... e quem passa continuará passando enquanto encher a burra dos corruptos de dinheiro em troca de meros "cala-bocas".

    Mas não é porque sou impotente para mudar a política nacional que eu, segundo o exemplo citado, do "Ensaio sobre a Cegueira", me permitirei ser como os outros, dada a "jeitinhos brasileiros" - NÃO É PORQUE TODO MUNDO FAZ OU PORQUE É FÁCIL QUE SEJA CORRETO OU ME CONVENHA.

    Obrigada pela reflexão e parabéns! Você está a cada dia melhor - e agora mais livre...

    Te amo, R.

    ResponderExcluir
  2. Lindo,obrigada por me explicar como funciona o Google. Essa eu não sabia mesmo!

    Quanto ao mensalão, cadê minha bananada e minha paçoca? Eu me lembro muito bem e não votei em nenhum dos envolvidos.

    Mas também me sinto tão indignada quanto você com a palhaçada que foram as últimas eleições - e com a popularidade do atual governo, o mesmo envolvido no escândalo.

    Como vc disse, graças a Deus que a gente não passa fome, mas sinto-me impotente para mudar algo nesse cenário... e quem passa continuará passando enquanto encher a burra dos corruptos de dinheiro em troca de meros "cala-bocas".

    Mas não é porque sou impotente para mudar a política nacional que eu, segundo o exemplo citado, do "Ensaio sobre a Cegueira", me permitirei ser como os outros, dada a "jeitinhos brasileiros" - NÃO É PORQUE TODO MUNDO FAZ OU PORQUE É FÁCIL QUE SEJA CORRETO OU ME CONVENHA.

    Obrigada pela reflexão e parabéns! Você está a cada dia melhor - e agora mais livre...

    Te amo, R.

    ResponderExcluir

Olá Queridos e Queridas,

Como sempre digo, este espaço é mais seu do que meu, porque ele é resultado do que você achou desse blog.
Portanto, Sintam-se à vontade para criticar e sugerir.

Abraços.